terça-feira, 10 de julho de 2007

Pintores

Hoje decidi escrever sobre pintura...
Ou mais propriamente sobre um dos pintores cuja obra eu mais aprecio, Edvard Munch, conhecido fundamentalmente por ser o autor de um dos quadros mais famosos de toda a história da arte, "O Grito".


Munch nasceu em 1863 em Loten, na Noruega, oriundo de uma família tragicamente marcada pela tuberculose. Rapidamente parte para Oslo onde inicia os estudos em Arte e Desenho. Parte para Paris em 1889 onde sofre influências dos grandes nomes do pós-impressionismo, como Toulouse-Lautrec e Gauguin. Nesta altura morre o seu pai, originando um período de angústia e depressão, que marca claramente a sua obra: "Eu não me posso desfazer das minhas doenças, pois há muita coisa na minha arte que só existe por causa delas", reconhecia. É precisamente na última década do século XIX que Munch pinta obras como "O grito", "Desespero" ou "Ansiedade".
Em 1909 regressa à Noruega após vários anos a viver entre Paris, Berlin, Florença e Roma, e não sem antes passar alguns meses internado num sanatório na Dinamarca por quadro depressivo agravado por um alcoolismo incontrolável.
A viver em Oslo mantém uma relação estreita com a Academia Germânica das Artes, sendo considerado o pai do expressionismo alemão.
Em 1937, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, foi considerado pelos nazis como um "artista degenerado". Três anos depois, com a Noruega já ocupada pelo exército alemão, foi convidado pelo governo para fazer parte de um Conselho Honorário de Arte. Munch rejeitou a oferta recusando-se colaborar para o regime de Hitler.
Morreu em janeiro de 1944, não testemunhando o final da 2ª Grande Guerra, e deixando uma obra inigualável.

Para quem não conhece, eis algumas das suas mais emblemáticas e extraordinárias peças...








3 comentários:

PanKreas disse...

É de facto depressivo.
Que raio de gosto o teu!

Biely disse...

De facto so podias ser do FCP

GMD disse...

Pessoal!!! O pachulico está a precisar de um ombro amigo(a), ele está realmente depressivo...é por ser do FCP, só pode. Mas eu tb gosto de Munch, e o 'Grito' é o eleito.